sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Foto/Web

FUNK E METAFÍSICA

"Sou 157
Racionais Mc's
Composição: Racionais Mc's
Racionais MC's

EU SOU 157

Hoje eu sou ladrão, artigo 157,As cachorra me ama,Os playboy se derrete,Hoje eu sou ladrão, artigo 157,A policia bola um plano,Sou herói dos pivete,Uma pá de bico cresce o zóio,Quando eu chego,Zé povinho é foda,How,Né não nego?!Eu tô de mal com o mundo,Terça-feira à tarde,Já fumei um,Ligeiro c'os covarde,Eu só confio em mim,Mais ninguém,Cê me entende,Fala gíria bem,Até papagaio aprende..."

Márcia (Maia), minha poeta do Recife.

Pra você ver, menina, pra você ver: mais uma prova de que sou néscio, absolutamente ignorante – um imbecil em matéria de rap e funk!

Andei, certa feita, no Google, pesquisando “letras” dessa modernidade americanalhada para tentar refutar – sem nenhuma sucesso, reconheço – uma analogia infeliz do seu guru Pablo Capistrano, que ao meu ver, vez por outra, mistura (êpa!) solenemente as coisas (êpa, de novo!).

Por falar no metafísico, nesses dias, com essa admiração toda que lhe dedicam - e o endeusam, até, noto -, vai o dito cujo nublar a fama do Paulo Coelho e parar na Academia, morar nas Oropa...

No Rio, sempre hospedado na Tijuca, me vem, do morro, principalmente aos sábados, os “eflúvios” do que me dizem os porteiros do edifício ser ora o rap, ora o funk – tudo, tudo, patrocinado pelos “donos do morro” (leia-se chefes locais do tráfico).

O “157” de que falei é um primor de “letra”, um sucesso no meio (veja um "pedacinho", acima). Inconcebível, por outro lado, acho eu, para quem tem um mínimo de equilíbrio e sensibilidade artística, civilidade, bom senso, juízo.

“157”, para governo e tenência de quem não sabe, é o artigo do Código Penal vigente que qualifica o agente ativo que pratica o muito violento crime de assalto à mão armada. E dá rap, veja só Márcia, dá rap, repito!

Fique fria, menina. Tenho certeza que o rap, o funk e as analogias louvaminheiras do Pablo à essa exdrúxula forma de “arte” não a farão, nunca, deixar de ser a grande poeta que é!
Cheiro nos “óio”,
Laélio Ferreira



Lá vem Pablo, funk e rap
- se mexer eu pulo dentro


Na minha vida esse estrepe
de novo me funde a cuca...
Essa discussão maluca
- lá vem Pablo, funk e rap !
Chega Márcia, serelepe,
me coloca no epicentro
e eu, obrigado, adentro
- sou um grande bedamerda
nesse caldeirão de merda
se mexer eu pulo dentro !


Laélio/2005

Nenhum comentário: