terça-feira, 23 de janeiro de 2007

DIÁRIO DE ESPANHA II



Fotos WEB


MUSEU REÍNA SOFIA



Estou hospedado (apê alugado via Internet) no outão do Museu Rainha Sofia (a mulher do Rei Juan Carlos, primo dos nossos Pedros imperadores). A construção original data de 1785. Sapecaram-lhe, ao lado, como anexo, um edifício arrojadíssimo, projetado por um francês (Jean Nouvel), para abrigar exposições temporárias. No prédio velho, fica a exposição permanente. Vi, embasbacado, o "Guernica" de Picasso.


ECONOMIA

Em 2006, a economia madrilenha avançou quase 4% em SEIS MESES - uma barbaridade! Não foi por acaso que o famigerado (para nós) FMI escolheu um camarada daqui para ser o seu manda-chuva - um tal de Rodrigo Ratto. Deve ser primo do Túlio Ratto, nosso mossoroense manda-chuva da revista "Papangu", de Mossoró City. Família danada, essa !

IMIGRAÇÃO


Oriental, por estas plagas, dá no meio da canela! Aqui perto, na Calle Atocha, mandam no pedaço: restaurantes, lojas de conveniência, "ferreterias" (lojas de ferragens), o escambau. Muitos árabes. As mulheres, como sempre, com as cabeças cobertas. Os negros são mais escassos. Comenta-se por cá que os imigrantes têm sido recebidos "de braços abertos" - sei lá, sei lá...! Chamam isso de "modernidad". Vai ver que, a exemplo das outras capitais européias, a maioria da turma que chega - geralmente na merda - vai parar no serviço pesado...


BOEMIA

A moçada, aqui, bebe bem - e como! Páreo duro para muito papudinho afamado do Beco da Lama, em Natal. O consumo maior é, claro, de vinho. Vejo, apesar do frio, muita gente mamando uma cervejinha gelada. Na moda, agora, está Chueca - bairro próximo à Gran Via, a faustosa avenida aberta em 1910. rasgando Madrí de leste a oeste. Até bem pouco tempo era um "invicto" bastião dos gays (alô, alô, Gardênia Lúcia!). Ainda que alguns bares continuem predominantemente freqüentados pela gente das lantejoulas e dos sapatos graúdos - Almodóvar entre eles, gordo, grisalho e superstar - a maior parte dos estabelecimentos (fecham,oficialmente, às três da matina) recebe os "modernetes" em geral, a despeito da inclinação sexual.

Nenhum comentário: